terça-feira, 2 de março de 2010

Encontro de Carros Antigos Praça XV Veteran Car Club Rio de Janeiro Dia 14-3-2010








Em uma parceria inédita com o Veteran, os Amigos do Galaxie de vários estados virão ao Rio para a nossa exposição da Praça XV de março, para lançar o livro Galaxie, o grande brasileiro, em terras cariocas.

Lançamento com exposição de Galaxies

O evento de lançamento do livro Galaxie - O grande brasileiro acontecerá dia 14 de março, a partir das 9h, na Praça XV, na exposição anual do Veteran Car Club do Brasil.

Haverá sessão de autógrafos, além de exposição de Galaxies, com previsão de mais de 350 automóveis antigos, incluindo, claro, diversos Galaxie que virão de vários estados. Assim, os ‘galaxeiros’ que quiserem participar, estão convidados a ir de Galaxie ao evento.

Os Amigos do Galaxie distribuirão adesivos, sortearão 3 livros e 5 miniaturas importadas de Galaxies e o Veteran também sorteará diversos brindes.

A entrada será gratuita e o local do evento fica bem no Centro do Rio, com entrada pela Rua Primeiro de Março, logo após o Paço Imperial.



GALAXIE, O GRANDE BRASILEIRO é uma ótima oportunidade para conhecer melhor aquele que foi eleito “o melhor fabricado no Brasil”.

Esta obra, publicada pela Editora Alaúde, traz um projeto gráfico que privilegia mais de 400 imagens, entre elas ilustrações e fotos de época, além de informações sobre a origem, evolução ano a ano, curiosidades, histórias e particularidades desse incrível automóvel.

Escrito por dois entusiastas, Dino Dragone Jr. e Paul W. Gregson, com prefácio de Portuga Tavares, o livro Galaxie, o grande brasileiro retrata os 16 anos de fabricação desse incrível carro da Ford, que atingiu o mais alto grau de satisfação entre os proprietários e recentemente foi eleito por jornalistas especializados em carros antigos como melhor veículo brasileiro fabricado até hoje.



Em seus 10 capítulos, o livro traz a história, a evolução e detalhes dos Galaxies, do seu lançamento nos EUA como ano a ano aqui no Brasil, de 1967 que foi sua estréia em terra tupiniquim a 1983, quando o Landau sai de linha pelo seu alto preço, procura cada vez mais escassa e motor de 8 cilindros incompatível com a realidade econômica da época; entra no seu lugar o Del Rey, com transmissão automática, maior espaço interno e o mesmo padrão de qualidade e acabamento do Landau, com a grande vantagem da economia de combustível.

Galaxie, o grande brasileiro traz também fotos e detalhes das diversas versões especiais que proprietários criativos, oficinas e empresas independentes desenvolveram em cima da linha dos Galaxies, além da participação do automóvel nas pistas, mais um lugar em que fez grande sucesso, apesar de sua carroceria, tamanho e peso.

Ainda, os autores contam diversas curiosidades, como a do Galaxie que viajou 50 dias para ir à copa do México e em 14.085 km rodados teve apenas um pneu furado; tem a história e itinerário de um empresário que foi à Europa com sua esposa e levou o seu Galaxie 500 brasileiro e, na volta ao Brasil atrás de uma nova aventura, o trocou por um LTD e viajou pelos países sul-americanos; ainda, entre tantos outros fatos curiosos, teve um Galaxie que foi encomendado por um morador de Manaus que chegou de avião, devido ao acesso restrito por via terrestre.

SOBRE OS AUTORES



Dino Dragone, depois de filmar apresentações de diversas bandas nacionais, ser skatista, grafiteiro, DJ, radialista e apresentador musical, profissionalizou-se como piloto de helicópteros, função que exerceu até 1995.

Depois, voltou a se dedicar à música, atuando como produtor executivo da AMF Produções, uma das maiores produtoras de videoclipes do final dos anos 1990. Foi, a seguir, diretor do programa Família MTV, fornecendo também material para o SporTV.

Atualmente, é diretor da produtora Firma Filmes, que presta serviços para grandes empresas e agências de propaganda, além de fazer videoclipes e DVDs para as mais importantes bandas e artistas do cenário pop brasileiro, tendo ganhado três prêmios Vídeo Music Brasil (VMB).

Sua paixão por Galaxies começou aos cinco anos de idade, quando foi apresentado ao LTD 1969 amarelo de seu tio Nino. Dino é sócio do Ford Galaxie Club of América e participante ativo do grupo Amigos do Galaxie, por meio do qual organizou, em junho de 2009, o I Encontro Nacional de Galaxies, em Campinas, São Paulo.





Paul William Gregson

Trabalha na área de consultoria empresarial, no setor de hotelaria e turismo. O desenvolvimento profissional o levou, de forma natural, ao meio acadêmico, como professor em diversos níveis, desde o ensino técnico-profissionalizante até a pós-graduação.

Independentemente de sua formação acadêmica e atuação profissional, alimenta uma paixão por automóveis desde criança, o que faz com ele esteja sempre com atividades ligadas ao assunto, como a manutenção do site www.fordmaverick.com.br. Além disso, ele é colecionador de veículos antigos, atuando como presidente e membro da diretoria do clube do Ford V8 do Brasil, no qual já realizou diversos eventos para as famílias de colecionadores.

É também associado ao Maverick Comet Club International (USA). Paul é autor dos livros Os eventos de antigomobilismo sob a análise turística, e Maverick, um ícone dos anos 1970, este último publicado pela Editora Alaúde em 2007.








“GALAXIE, O GRANDE BRASILEIRO.”

Autoria: Dino Dragone Jr. e Paul W. Gregson
Nº de páginas: 22
Formato: 18 x 25 cm
Preço: R$ 49,90
Editora: Alaúde

Onde Comprar: pelo site www.alaude.com.br ou nas melhores livrarias.






Informações para os Amigos que vêm de outras cidades.
Sugestão de Hoteis

Hotel Ibis Centro
Endereço - Rua Silva Jardim, 32, Centro
Tel.: 21 3511-8200
Website - http://www.accorhotels.com/pt/hotel-5534-ibis-rio-de-janeiro-centro/index.shtml

Hotel Formule 1
Endereço - Rua Silva Jardim, 32, Centro
Tel.: 21 3511-8504
Website - http://www.accorhotels.com.br/formule1/

Distância para o local do evento (Praça XV) - Aproximadamente 2km

A garagem é comum aos dois hoteis. Fizemos uma visita ao local e conversamos com o responsável pela garagem, que é terceirizada. O Estacionamento tem 3 andares e as vagas não são marcadas, o que facilita a vida dos Galaxeiros. Portanto, tem vaga de sobra para os veículos.

Veja o mapa da região do Hotel indicando o trajeto até o Paço Imperial (Praça XV)

Reparem que de onde está situado o Hotel (A) até aPaço Imperial (na orla), é muito próximo.

Veja o mapa das entradas no Rio de Janeiro, indicando a Linha Vermelha, Ponte e BR 040.

Acesse o link do Google Maps

Fotos: divulgação

Um comentário:

  1. Assisti no Youtube alguns vídeo que mostram alguns cemitérios (ferro velho) onde se encontram vários Galaxies que estão simplesmente totalmente podres e irrecuperáveis. Porém, nota-se que existem algumas peças desses carros apodrecidos que poderiam ser aproveitadas para ajudar na restauração de algum Galaxie e ajudar na preservação do Galaxie. As oficinas especializadas em Galaxie e um grupo ou associação que defende a preservação do Galaxie poderiam começar a ir nestes lugares e pegar todas as peças boas dos Galaxies e armazenar tudo isto num lugar. Depois quando alguém precisasse dessas peças, poderiam ser vendidas pelo correio. Divulguem está ideia e vamos ver se alguém pode se interessar por este assunto que seria um grande paço em direção da preservação dos últimos Galaxies que felizmente ainda existem no Brasil.
    Ass. Herr Lord VAGNER LUIZ PIMPAO von BERSA.
    Blog: lordpimpao.blogspot.com
    E-mail: palhacinhopimpao@msn.com

    ResponderExcluir

Grande Amigo, seu comentário é de grande importância para nós, Mantenha contato !!